A Podologia é um ramo auxiliar na área da saúde. É a ciência que estuda, previne e trata as patologias dos pés e suas repercussões no corpo humano.
Considerada uma área especializada e não apenas no nível estético, a podologia vem ganhando espaço através de novas tecnologias disponíveis, métodos de diagnósticos e aplicações de tratamentos empregados.
O pé é uma estrutura complexa de extrema importância, responsável pelo suporte e apoio de toda a estrutura corporal, necessitando, portanto, de um estudo profundo e detalhado. Eles são nossa base de sustentação, suportam o nosso peso gerando enorme tensão e desgaste. Possui funções estática e dinâmica, sendo a primeira através da distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés; e a segunda, por uma cadeia muito complexa que envolve os fatores principais deste “motor ativo”, o caminhar, o correr, o saltar e até mesmo o amortecer na hora da marcha, da corrida ou do salto, além de estabelecer o equilíbrio necessário na posição ereta.
Os pés são constituídos por 26 ossos, além de possuírem uma complexa rede de músculos, ligamentos e articulações.
Ossos do pé - Vista Dorsal
Ossos do pé - Vista Plantar
Estima-se que os pés de uma pessoa de 70 anos tenha andando o equivalente a 3 voltas ao mundo, podendo variar para mais ou menos de acordo com o estilo de vida adotado. E muitas vezes são as partes mais esquecidas e negligenciadas do nosso sistema locomotor.
Cabe ao podólogo a correta avaliação do cliente, investigando o máximo da história clínica através de anamnese, buscando sempre o efetivo tratamento para afecções superficiais, não sendo permitido procedimentos invasivos. Em muitos casos é necessário o tratamento multidisciplinar, através de encaminhamento à profissional competente. Vale lembrar que podólogos não fazem diagnósticos!
Em breve mais novidades e curiosidades sobre a podologia e seus tratamentos! Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário