terça-feira, 12 de junho de 2012

O PÉ INFANTIL – CUIDADOS QUE SE DEVE TER



Você está cuidando de maneira adequada dos pezinhos do seu filho?

A estrutura e a pele dos pés da criança são bastante frágeis e delicadas em comparação com o pé adulto e demanda, portanto, um maior cuidado e observação por parte dos pais. Durante o inverno, os cuidados aumentam devido ao uso prolongado de meias e calçados fechados, pois se mal escolhidos, estes podem causar tanto deformação nos pés da criança quanto problemas nas unhas (lâminas ungueais).
Ao nascer, o pé da criança possui uma estrutura basicamente formada por cartilagem e pequenos ossos, sendo que a ossificação total se dá por volta dos 6 anos de idade. Sendo assim, é necessário um cuidado especial com os calçados, que devem ter um tamanho adequado (nem grandes demais e nem muito apertados) evitando deformações nos dedos, encravamento das unhas e outros problemas decorrentes do uso de sapatos inadequados.
O problema mais comum no pé infantil é a unha encravada. Isso acontece devido ao corte incorreto realizado pelos pais, pelo uso de calçados apertados e também por conta do formato da unha, que pode, em alguns casos, ter uma forte tendência ao encravamento. Meias e macacões inteiriços que estejam muito apertados também podem levar a este problema, portanto, procure ficar atento: a criança está em constante crescimento, evite usar nela roupas menores do que o seu tamanho.
As lâminas ungueais dos bebês são mais finas do que as dos adultos e, portanto, machucam a pele com mais facilidade. Por conta disso, tome cuidado com o corte das unhas: nunca adentro os cantos, isso pode machucar a pele do bebê causando infecção, além de deformar a unha que pode encravar mais facilmente.
Procure comprar sapatinhos de uma marca que tenha a preocupação com os pezinhos dos pequenos. Existem no mercado algumas marcas que valorizam o caminhar da criança, investindo em calçados flexíveis e confortáveis.
Se você tiver dúvidas ou notar algum problema nas unhas do seu filho, procure um podólogo para orientação. E se o problema ósseo, ou seja, se você notar que o andar não está correto ou que os calçadinhos de deformam muito rápido, procure a avaliação de um ortopedista. O importante é estar atento aos pés das crianças, pois são eles que carregaram o peso do corpo delas pelo resto da vida.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Unhas encravadas - O que é e como evitar

A unha encravada ou onicocriptose (nome científico) é um problema bastante comum em pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela penetração de uma espícula (pedaço de unha) na pele, geralmente no dedo maior, causando infecção e dor intensas.
Normalmente as causas das unhas encravadas são o uso contínuo de sapato apertado e o mau hábito de cortar os cantos das unhas, mas o formato da unha da pessoa pode influenciar também. Unhas com curvatura acentuada podem ter mais predisposição ao encravamento.


Quando uma unha encrava o correto a se fazer é procurar um profissional que vá desencravá-la, não se deve cutucar ou tentar cortar a unha sozinho, você pode se ferir e causar mais problemas.
Unhas 












 Para evitar as unhas encravadas:
  • Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre;
  • Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa;
  • Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os;
  • Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso;
  • Use tênis adequados para a prática de esportes, o uso do tênis errado pode causar encravamento e descolamento das unhas;
  • Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um podólogo.